sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Vamos pensar melhor?


11 comentários:

  1. Ótima análise, Gilson. Realmente o incentivo externo é praticamente zero. Corredores de longas distâncias, por aqui, são (somos) mesmo enxugadores de gelo. Tomara que isso mude, mesmo que seja a longuíssimo prazo. Gostaria muito de ver um dia a maratona desmistificada, atraindo cada vez mais corredores pelo que é: uma corrida como qualquer outra (apenas um pouco mais longa), que não demanda heroísmo, apenas dedicação aos treinos e tempo para se preparar. E com condições estruturais e de calendário para que isso efetivamente aconteça.

    ResponderExcluir
  2. Show de bola. Acredito que estou bem longe de correr uma maratona, visto que ainda estou engatinhando nos 10k. Pra ser sincero, não tenho certeza se quero chegar até lá - a meia, sim, com certeza. Mas isso é hoje, talvez depois de fazer a meia, como você mesmo disse, a vontade e correr a maratona apareça ou se consolide.

    Espero que, até lá, as coisas tenham melhorado. Provas intermediárias certamente vão ajudar. Fico imaginando se eu tivesse que pular direto dos 5k para os 21k, sem passar pelos 10 ou 15k nas provas, somente em treinos... ia ser bem pouco inspirador..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha experiência, até a meia foi natural. Exigiu esforço mas dentro de algo totalmente esperado. A partir da maratona a força de vontade é que manda. E se tivermos alguma ajuda, melhor! Abraço!

      Excluir
  3. O caso de SP foi ridículo, este ano mudaram a data e conseguiram escolher exatamente o mesmo dia de Buenos Aires...

    ResponderExcluir
  4. pertinente sua análise Gilson ! treinar e correr uma maratona pela primeira vez já não é facil, e ainda por cima com todos esse problemas que vc apontou nas provas organizadas no Brasil, fica mais dificil ainda ...
    A falta de distancias intermediarias é um problema. Como disse um amigo meu : uma maratona, em termos de distância, é o dobro de uma meia-maratona, mas em grau de dificuldade, é muita mais do que o dobro.

    abraços

    ResponderExcluir
  5. Fiz um comentário, porém não tenho certeza se foi publicado.
    Se não aparecer, repetirei.

    Valeu !

    Julian
    www.julianrunner.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gilson
    Vou repetir o comentário. Acredito que não foi publicado. Algo de errado aconteceu.
    Tentarei reproduzir o conteúdo.

    Bem observado a falta de incentivo dos organizadores de corridas aos corredores, com provas mais longas, além de meias maratonas, como preparativos para a Maratonas.
    Em relação ao maior número de brasileiros participantes de maratonas no exterior, é curioso.
    Imagina-se que seja mais fácil e cômodo participar de um evento no Brasil do que no exterior.
    Mas, acredito que isso esteja relacionado com a "crença" que tudo o que é de fora do Brasil é melhor. E, sabemos que não é bem assim.
    Por outro lado, é importante reconhecer que uma medalha de maratona é importante na carreira de uma atleta. Muito mais uma disputada no exterior, como Belim, Nova Iorque...

    ET: também sou corredor e "blogueiro" em Curitiba.
    Se puder visite meu blog. Ficarei grato.

    Julian
    www.julianrunner.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo Julian! Gostei muito do seu comentário! É de se pensar mesmo!
      Vou fuçar seu blog! Obrigado pela visita! Abraço!

      Excluir