quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Eu corro na esteira!


16 comentários:

  1. Só por curiosidade: qual foi a maior distância que você fez na esteira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maior foi 18 km treinando para Pampulha em 2010. Ano passado fiz um treino de velocidade que o Mauricio Ishikaewa me passou. Foram tiros totalizando 17 km. Mas no geral não passam de 10 e 12 km.

      Excluir
  2. Faz tanto tempo que não corro numa esteira, que fiquei até com vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aprendi a gostar Silvio. Acho que, pelo menos, fico forte psicologicamente. Rs...

      Excluir
  3. Acho bobo esse preconceito contra a esteira. Pra mim é um complemento importante, mas concordo que a quilometragem na rua deve ser preponderante. Treino intervalado, por exemplo, é muito mais facil de fazer na esteira.
    Meu limite pra correr na esteira é de uma hora, mais do que isso é entediante.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Eu também sou daqueles que acham que esteira não pode ser comparado ao ambiente real, a esteira é um simulador. Mas sou totalmente de acordo com o seu texto, mais vale treinar na esteira do que não treinar.

    Li sua resposta ao Namiuti, cara eu não me imagino correndo 18k na esteira, COM CERTEZA você é um corredor mais forte psicologicamente do que eu rsrsrs... se você é capaz de enfrentar 18k na esteira, acredito que nenhum ambiente nas ruas vai te derrubar.

    E não há como negar as vantagens do computador de bordo controlando sua velocidade e tempo e da possibilidade de se correr independente do clima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já fiz longo de 34km na esteira ahahaha. Tá, podem me chamar de louco

      Excluir
    2. Pode pedir a carteirinha para o hospício! Hehe... Abraço!

      Excluir
    3. Luiz não é fácil, mas quando não se tem outra opção... eu elegi a corrida como meu esporte e por ela eu faço tudo. Até correr longão na esteira! Abraço!

      Excluir
  5. Me identifiquei muito!! soh corro na esteira, até pela segurança das ruas, para o sexo feminino... gosto de correr sozinha pq cias as vezes ficam mais na frente ou mais atrás, o que me deixa agoniada, p isso a esteira, estando solitária, me concentro, e foco mais... quero tentar correr mais na rua, com certeza, mas por enqto vai sendo assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natalia, você levantou outro ponto importante - principalmente para as mulheres - a segurança. Havia uma época que algumas amigas só corriam longão quando eu corria. Isso pela companhia. E a esteira tem essa coisa do foco, mesmo. Bons treinos, corredora!

      Excluir
  6. Aqui em Floripa tem feito um calor pra cada um. Nesse dias, os treinos de qualidade eu fiz na esteira, pelas mesmas razões que você citou acima. Não tenho problema nenhuma em treinar na esteira. Até gosto, mas prefiro na rua. Agora, uma coisa é certa: é mais fácil. Os ritmo que eu consigo manter na esteira, não consigo manter na rua. Penso dar uma diferença de uns 10/15segundos por km. O importante, na verdade, é treinar rsrs. Bons treinos aí garoto. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês em Floripa são heróis. Engraçado: eu consigo manter melhor os meus ritmos na rua. Questão piscológia - sentir o vento no rosto, paisagens se alternando me animam e estimulam. Obrigado pelo depoimento! Abraço e siga em frente amigo!

      Excluir
  7. O único "se" da corrida na esteira, nem acredito que seja pelo fato de não simular o ambiente da rua, mas acho que acaba tolindo/moderando a velocidade natural do teu corpo, existem micro variações que a corrida de rua te proporciona e existe um feed back corporal de controle de esforço/velocidade que não acontece na esteira. A longo prazo, imagino que isso possa atrapalhar o rendimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo o boca a boca, sempre escutei que colocando uma inclinação entre 0,5% e 1 % na esteira, você consegue simular algumas dessas variações que você citou. Eu acredito que se a pessoa só corre na esteira, ela enfrentará problemas. Pelo menos o longão precisa ser fora. E no meu caso ele representa de 40 a 50% do volume semanal. Acho que o "prejuízo" é gerenciável. Abraço para meu amigo gaúcho!!

      Excluir