segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Suplementação - Parte III (Quanto custa seu treino)


8 comentários:

  1. Eu acho que suplementação para amadores acaba sendo muitas vezes descenecessário, mas entra junto da "vibe" da corrida. Como ter um tenis, um shorts, uma meia de compressão e etc. Faz parte do "pacote".
    Acredito que o mais importante seja fechar a conta de 1.0-1.2g de proteína por kilo de peso.
    Mas eu confesso que, o que eu consigo tomar de suplemento (vitaminas, creatina, glutamina), eu tomo, o que cair na mão, cai pra "dentro", se não faz bem, dificilmente fara mal! Overdose de vitamina C? Difícil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bernando, sem suplementação, como conseguimos essa 1.0-1.2g por kilo de peso. Um atleta de 90 kg precisa consumir cerca de 100 gramas de proteína? No popular: "quantos bifes isso dá?" Rs. Abraço!

      Excluir
  2. Concordo com o Bernardo.
    racionalmente penso que uma alimentação saudável e equilibrada seja o suficiente e que tentam nos vender a ideia de que precisamos disso e daquilo. Mas confesso tbem que entro na onda é acabo experimentando e tomando uma coisa ou outra pq alguem recomendou.
    No final, se corro bem e não me lesiono, não sei oque foi preponderante. Não sei se há pesquisas independentes conclusivas ou é td patrocinado pela ind. farmaceutica.
    abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vitaminas, principalmente a C, os BCAA's, glutaminas e géis eu não abro mão... Senti que fazem diferença no meu caso. As vitaminas para a imunidade (Desde que não cometa exageros), BCAA's e glutaminas para evitar perda muscular (é polemico, mas já passei um tempo sem e senti diferença) e o gel durante o treino e corridas que a maioria adere mesmo...

      Excluir
  3. Olá caro Gilson,
    parabéns pelas informações, resultado de buscas e curiosas que todo corredor tem. Eu sinceramente, sou um corredor do milênio passado, me recordo das maratonas daquela época, com os mesmos 42k. Comparando-as com as atuais, notei que com todos os aparatos esportivos, de alimentação e informação que não cessa hoje em dia. Em nada melhorou a performance, digo mais, os 100 primeiros do início da década de 80 até 86. Tem desempenho melhor, ou seja completaram em menor tempo a Maratona. O que explica isso? São fatores muito complexos e diferentes, como, naquela época tínhamos poucas maratonas no pais, os melhores estavam nelas, hoje são mais dispersos, até porque é imensamente muito mais fácil viajar para fora do pais e correr os 42k. De qq modo, eu creio que a suplementação é importante sim, mas, feita com muita, mas, muita coerência e inteligencia, porque de outra maneira. É jogar dinheiro no lixo. Eu tenho receitas simples para me manter correndo com qualidade. Gostei de sua sequencia de matérias... é um ALERTA. abçs em breve conversaremos pessoalmente. CONTINUE ! !

    Vicent Sobrinho

    :) Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Vicent! Em primeiro lugar você não sabe como me deixa feliz ter um post seu aqui no Running Way. Seja bem vindo! Você é uma das referências de informação que tenho no meio da corrida.

      Estou completando nesse mês apenas 4 anos de corrida... mas já passei por algumas experiências interessantes. Essa com o nutricionista achei espantosa. Porém como frisei no texto, gostaria de usar o menos suplemento possível.

      Esse seu dado é muito interessante. Será que esse desempenho caiu pela "popularização" do esporte? E com essa popularização muitos pangarés (como eu... rs...) resolveram que podiam correr uma maratona e baixaram o nível de performance de uma prova, que antigamente era só feita por gente MUITO preparada?

      Eu resolvi colocar minha experiência, sempre rezando uma cartilha: o que serve para mim, nem sempre serve para o vizinho (ou quase nunca). Tem a questão particular de cada organismo, né? Lembra que eu te disse depois de um treino na USP que eu "tenho que brigar com a corrida? Que é um esporte o qual eu sinto que não fui feito?" Você até deu um exemplo de um cara todo torto que completou a Comrades para me incentivar? Pois é... acho que o organismo de cada atleta reage diferente. Alguns "sortudos" (vamos classificar assim) nascem com uma predisposição melhor e não precisam tanto de suplementação como outros... isso é um chute, né Vicent. Não tenho nada científico embasando essa minha crença. Mas é um feeling.

      ESTOU COM VOCÊ. Coerência é a palavra chave. Não só economicamente falando, mas também e principalmente para a saúde. Gostaria de conversar e MUITO a respeito dessas receitas simples.

      Muito obrigado pela sua visita e volte sempre!
      É uma honra e um prazer tê-lo por aqui!
      Abraço e bons treinos!

      Excluir
  4. E aí gilson! Continuando a questão das proteínas, carnes magras possuem até 25% de proteína, ou seja, cada "bifo" de 100g, vai te render em média 20-25g de proteína.
    Vale lembrar que o próprio arroz e feijão e a maioria dos cereais também tem proteínas na faixa de 6-9%, embora não tenham um perfil de aminoácidos tão completo quanto o da carne, também estão valendo.
    Já cada ovo tem 6g de proteína por unidade.
    No leite, cada copo de leite te da também 6g de proteína.

    Vale dar uma lida no perfil proteíco, vitaminico e mineral de alguns alimentos: http://pucrs.campus2.br/~thompson/Roca102.pdf

    Abração!

    ResponderExcluir