domingo, 26 de janeiro de 2014

Duro de matar e de engolir


22 comentários:

  1. Ótimo post, Gil. Relatou o que todos nós passamos no dia 25/01, certamente uma das piores provas para muitos de nós, como bem disse.

    Concordo que não devemos sair falando mal da organizadora do evento, e que o responsável não tenha agido de má-fé. No entanto, acredito que ninguém vai participar de uma prova desejando o pior, começando pela organização; e, se isso acontece, temos que apontar essas falhas, sim, pois será a única forma de a empresa ter um feedback de seus clientes e trabalhar para melhorar daqui pra frente. Não é a primeira vez que isso acontece, eles deviam ter aprendido com erros anteriores, mas ainda não foi desta vez.

    Faltou você comentar sobre a limpeza da praia: quem será que ficou responsável pela coleta dos copinhos que deixamos na areia? A Prefeitura ou a organização da prova? Além de ver poucos staffs durante o percurso, os que vi não pareciam estar preocupados com o recolhimento do lixo que produzimos.

    Ainda sobre a água, fiquei sabendo que a entrega atrasou, daí o motivo de não ter água dos kms 3 ao 13 para os primeiros colocados. Ora, se atrasou a entrega da água, que atrasasse a largada mais um pouco, para garantir que tivéssemos água em todos os postos. Pelo que me disseram, enquanto os corredores pediam água, o responsável pediu calma, dizendo que estava "correndo atrás". Achei isso de uma irresponsabilidade sem tamanho.

    Eu também esperava uma prova difícil por conta do horário e local, porém não sabia que seria nessas condições. Graças a Deus, apesar de tantos pontos negativos, o resultado final foi bom e constatei que meu condicionamento físico não está dos piores, por ter completado uma prova tão dura. Estou feliz comigo mesma e por meus amigos por esta vitória, apesar de o cenário não ter sido nada encantador.

    A nossa parte certamente todos fizemos (treinamos, nos preparamos dentro do possível, não criamos expectativas sonhadoras quanto ao grau de dificuldade)... quem deixou a desejar foi a organizadora do evento. Que eles aprendam com a situação tanto quanto nós.

    Beijo, parabéns por mais um texto esclarecedor, sensato e verdadeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Dani!

      A RunnerSP precisa de um pouco que autocrítica. Quer fazer um evento? Vai estudar como se faz. Eles são amadores demais, e os outros corredores precisam ser alertados sobre o ocorrido. Esse foi o intuito, como você disse, Dani, pelo qual resolvi escrever o post. Espero que a empresa leia e se posicione.

      Essa questão da limpeza me incomodou também! Fiquei pensando no caminho... Quando pegava os copinhos ou garrafas, segurava até o próximo post para não espalhar sujeira...

      Quanto a falta de hidratação, um evento exige logística. Tratar com fornecedores é um pesadelo nesse país - ninguém respeita nada. O gestor deve portanto se precaver - o que não ocorreu.

      Eu acho que os desafios estão aí para serem vencidos. A gente só melhora com o sofrimento, mas particularmente, não acho saudável correr num calor desses. Acredito que ultrapassa o bom senso e o fator saúde da corrida. Mas cada organismo reage de um jeito. Então, por isso, postei como um posicionamento bem particular. Uma prova de meia maratona no verão, na praia, as 17 horas não é para o grande público da corrida.

      Obrigado pelo seu texto que completou o post! Beijos!

      Excluir
  2. Terrível relato. Quem em sã consciência marca uma meia maratona pra começar as 9h na praia?! Neste mesmo dia eu corri a prova de 10k Troféu Cidade de SP, no Ibirapuera, que começou às 7h30, numa região arborizada e já tava com bastante sol. Nem imagino vocês correndo 25k entre 9h e 11h sem água. É como você disse, já pode correr o Atacama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem Ulisses? Prazer ter você aqui no blog! Na verdade a maratona começou as 17 hrs. O sol de mais de 30o.C. Por si só um baita desafio, mas sem água um suicídio. Fora o resto. Abraço e obrigado pelo depoimento!

      Excluir
  3. Só agradeço mais uma vez pelo copo de água. Me deu uma refrescada animal.
    Tive que trotar a volta quase toda. Foi uma crueldade.
    O seu post disse tudo. E achei principal dizer sobre o preparo, pois se eu não me dedicasse tanto aos treinos, ia passar muito mal.

    Abraços Gilsão.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio, se pudesse te daria mais copos, mas como eu disse, estava com o raciocínio lento... Nunca te vi com uma feição tão cansada. Foi incrível mesmo... Na próxima vou pensar antes de me meter nesses desafios. Abraço!

      Excluir
    2. São dois.

      Domingo que vem farei o Circuito Sol, e com certeza estará menos quente que sábado passado. Creio que farei uma boa corrida.

      Abraços!

      https://sites.google.com/site/corridasdomarcio

      Excluir
  4. Cheguei a pensar em ir... E, não me chame de masoquista, mas fiquei com uma invejinha desses seus perrengues, hehehe... ;-)

    Relato excelente, parabéns por ele. E conclusão perfeita. É óbvio que uma boa organização faz a diferença e atenua sofrimentos desnecessários. Mas, infelizmente, o que mais se vê é gente despreparada querendo fazer o que não está apto (pelo menos não ainda). E depois vindo reclamar até de escuro em corrida noturna ou de subida em corrida de montanha.

    Que venham novos desafios, tão desafiadores quanto. Mas em condições menos insalubres.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha!! Eu imagino. Olha Fabio, a aventura eu gosto, mas esse drama da falta de água foi punk. A sensação de abandono no meio da prova também foi cruel, pela situação fragilizada a qual nos encontramos... Gosto de uns perrengues para me orgulhar de ter vencido, mas esse eu fiquei preocupado. Abraço!

      Excluir
  5. Caramba Gilson, como vc foi embarcar numa canoa furada dessa ?!
    Organizar uma prova dessa magnitude não é brincadeira. Imagina se alguem tivesse enfartado, oque não seria dificil pelas condições adversas que vc relatou. Foi um milagre não ter acontecido o pior.
    Seu relato fica como um alerta para olharmos com mais atenção para os organizadores ao escolhermos uma corrida.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vê Martin? Mesmo com experiência no ramo, ainda caiu nessas arapucas... Eu esperava sofrimento sim, mas não tanto. A ideia de correr no calor me pareceu "atraente" para focar na resistência. Sozinho jamais faria isso. Numa prova era diferente. Eu esperava contar com estrutura. Graças a Deus, liguei o "desconfiômetro" e me precavi. Foi uma sorte não ter acontecido nada com ninguém. Abraço!

      Excluir
  6. Concordo com todas as linhas escritas nesse post. Nada justifica tanta irresponsabilidade em um evento só. Eu que me inscrevi para os 10km, treinei para isso e jurava que a prova seria em asfalto. Depois que peguei o meu número de peito e chip, que fui ver um homem falando que era na areia "um desafio diferente". Eu moro e treino em Santos, sempre corro na areia e entendo as dificuldades, agora remediar um erro como um "desafio diferente"?? É chamar a gente de palhaço e ainda rir na nossa cara!
    Durante o percurso eu percebi que tava muito dificil continuar, comecei a ficar arrepiada e senti minha pressão ser prejudicada por não ter sombras e voltei nos 2,5k. Ainda perguntei pro pessoal do posto de água se eu teria algum problema com isso e ninguém respondia.
    Não sei ainda como consegui completar os 5k em 30 minutos. Detalhe que só sei do meu tempo, pq eu mandei um email para a Crono Serv e descobri que eu fui desclassificada!!!
    "eu verifiquei, sua inscrição estava para a prova de 10km
    como vc correu 5km, efetuaram sua desclassificação dessa prova, pois senão o fizessem vc seria a vencedora da prova de 10km".
    Ridículo!!!

    Nunca mais participarei de uma prova organizada pela Runner SP e faço questão de ter meu dinheiro de volta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Talitha! Obrigado pela sua participação. Essa falta de informação no site também me assustou. Fui sem saber o perfil da corrida - se era praia, urbana ou mista. Achei que um pouco de praia teria. Agora se você que mora em Santos penou, imagina a gente! A falta de preparo do staff era nítida. Em eventos, o treinamento é tudo. Parece que a turma foi reunida na hora... Judiação sua desclassificação. Eu não recebi o meu tempo até agora. Pra mim tanto faz... quase desconsiderei essa prova do meu currículo... Faz bem em exigir o dinheiro de volta. Depois me conta se foi bem sucedida. Abraço e volte sempre!

      Excluir
  7. Não participei dessa corrida, pois no inicio da madrugada estaria a caminho de Poços de Caldas-MG para correr a volta ao cristo, que é maravilhosa em todos os sentidos e recomendo a vocês corredores, podem ter certeza que não vão se arrepender.

    Fiquei impressionado com o relato do amigo corredor, que fato lamentável, ainda mais por uma empresa que já organizou outros eventos. Não posso dizer que foi coisa de amador, pois já participei de corridas gratuitas organizadas sem nenhum patrocínio e mesmo assim gostei muito.

    Amador é sim a pessoa que estava a frente desse evento, não é possível que o mesmo pratique uma caminhada no dia a dia, pois isso não teria acontecido.

    Graças a Deus e com certeza Ele estava ao lado de todos os corredores, pois pelo que li, não sei como não houve uma tragédia, principalmente para aqueles que correram a meia.

    Vamos compartilhar tal fato, pois somente dessa forma podemos participar de futuros eventos sem correr riscos.

    Sucesso a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marcus! Nunca fiz Poços. É uma falha no meu currículo... Um dia ainda vou. Foi uma pena. Acho que uma meia na praia muito curioso, diferente, e ainda em pré temporada, sem qualquer pretensão de tempo. Só na diversão. Só que virou um transtorno como viu. Acho que os organizadores de corridas estão precisando de um curso de reciclagem urgente.... Vamos compartilhar sim! Abraço e obrigado pelas palavras!

      Excluir
  8. Gilson Parabéns pelo Blog.. Participei dessa prova de Mongaguá... Senti na pele tudo que você relatou... Foi uma prova ao extremo.. pelo clima e pela falta de água...Nunca passei por essa situação.. essa prova serviu como uma baita experiencia e jamais irei fazer uma prova com essas condição e nem com a organizadora Runner SP, eles tem que melhorar muito e ter estrutura para fazer uma prova de corrida...

    Esta de Parabéns com o Blog
    Forte abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo! Volte sempre ao blog. E vamos torcer para que "perrengues" assim seja cada vez mais raros. Abraço!

      Excluir
  9. Fiquei muito preocupada, quando percebi a falta da água e de uma ambulância. Entrei 4x no mar pra diminuir a temperatura do corpo. Quando passei pelo 17k percebi a preocupação do Fausto, confesso que senti compaixão de nós e dele. Não é fácil admitir os erros como ele fez, embora as desculpas não seja suficiente para convencer as inúmeras falhas (da falta de água à classificação). Foi triste ver a injustiça acontecer com o pódio masculino. Percebi que nos 21k o bom senso e a consciência corporal dos atletas, não deixou que algo pior acontecesse. Enfim, esse evento ruim ou não foi um aprendizado pra todos. Espero poder participar de outro da runners sp e elogia-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Bel, fiquei com receio de entrar no mar e o sal me deixar assado! rs... Que bom que você tem essa visão mais solidária. Todos tem o direito a uma segunda chance, mas vou te dizer uma coisa: um site organizado, com informações coerentes já é um bom indicador. E nem isso ele fez. Abraço querida!

      Excluir
  10. pelo menos tu chegou com uma cara boa gilson! Fora toda a falta de organização, que ideia descabida essa de uma prova no verão, as 17 horas? não são 5km, são 21 km!!!! que loucura. Mais uma história pra contar, isso que vale!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só a cara boa o resto estava "tudo ruim". Vou te confessar: não sei quem é mais louco - o organizador ou o corredor que topa fazer isso... Eu aprendi a lição. Meia maratona no verão forte só com largada as 6h00. Abraço!

      Excluir