quarta-feira, 3 de julho de 2013

Analise da maratona de Porto Alegre - Parte II


12 comentários:

  1. E aí cara, corri a maratona de POA tb, fui abaixo das minhas expectativas e acho que já localizei meu problema, no meu caso os longões ficaram curtos demais, pararam no km 30, embora com pace de 5:20, não serve para a maratona. Talvez tu também tenha que achar qual foi o tendão de aquiles do teu treino. Abração e vamo que vamo, porque desistir nunca, tem muito tempo ainda pra curitiba!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bernardo, fui até o 34 km. Será que foi o longão mesmo? Sempre ouvi dizer que o que importa é o volume semanal. Que não é necessário passar muito de 30/34 no máximo 36. Mas que na soma do volume semanal é interessante manter por um bom tempo uma média superior a 60 km. Como era seu volume? Vai para Curitiba? Olha que assim eu empolgo, hein? Valeu pela visita, amigo! Volte sempre!

      Excluir
    2. Gilsão, pelo que andei estudando, por volta do km 30, gastamos todo o glicogênio hepático e muscular, aí o corpo muda a forma de gasto energético para gordura, vem o famoso acertar a parede ou "hit the wall", quando mais acostumamos o corpo a fazer essa transição de queima de energia, mais fácil vai ser. Isso independe da glicose sanguínea que o que conseguimos repor com a ingesta de géis. abração e nos vemos em curitiba ou florianopolis, acho que floripa é mais bonito hein.

      Excluir
    3. Sem dúvida Floripa é mais bonito e mais plano. Mas está muito em cima. Vou treinar para meias até agosto, melhorar a velocidade e depois focar para a maratona de Curitiba - aumentando os longões. Preciso me sentir bem nessa altura do campeonato.

      Abraço Bernardo!

      Excluir
  2. PoA foi minha quarta maratona, no já distante 2010. Depois da loucura que foi achar que conseguiria correr 42 km nas areias de Bertioga como se estivesse no asfalto, treinei bem e me preparei como nunca. Cheguei a rodar 340 km num único mês. Estava pronto para "detonar", numa prova que dizem ser a mais fácil entre as maratonas brasileiras. Mas senti uma fisgada na virilha, já no km 13 e me arrastei até o 28, quando enfim vi que não teria outra alternativa senão desistir. Repeti uma história que você já conhece para frisar que nem sempre há justiça nesse papo de maratona. Estamos sujeitos à sorte e um detalhezinho à toa pode mudar tudo. Mas não desanime. Se o sucesso não vem na primeira tentativa, isso não quer dizer que o esforço não tenha valido a pena. Tudo é aprendizado, cada treino que tornou você apto a largar teve o seu valor. E todos eles servirão como impulso para novas tentativas, que certamente virão. Você já provou que é um cara das longas distâncias, tal qual seu amigo aqui. E vai achar a sua maneira e o seu dia perfeito de fazê-la. Tenho certeza disso. Força!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li essa história várias vezes, Fabião - me lembro do episódio de POA e da magnífica foto sua com o Dudu. Ao correr longas distancias apostamos alto. Faz parte da brincadeira e eu estarei sempre disposto a pagar, até porque gosto de treinar e correr... então esse preço eu pago com prazer no coração. Obrigado por todas essa palavras. São muito importantes. Existe uma grande chance de mirar Curitiba. Em agosto eu decido! Abraço!

      Excluir
  3. Oi Gilson,
    São tantos os fatores e detalhes que influenciam a sua performance numa corrida que fica difícil saber o porquê de não ter feito o tempo que vc imaginava. Ainda mais vc que corre há 4 anos e se submeteu a um treinamento sério e com disciplina pra essa corrida. Será que foi mesmo a gripe ? Pelo que vc falou, quando ficou gripado já estava entrando na fase de polimento, que já é uma fase de desaceleração na intensidade e volume dos treinos. No dia da maratona vc ainda tinha sintomas da gripe ? Talvez vc simplesmente não estivesse num bom dia, acontece.
    Não fique descrente da musculação, estou convicto de que ela é fundamental para nós corredores amadores. Tente analisar seu treinamento, se há algo que pode ser melhorado. Reflita se a alimentação e hidratação foram adequadas. Treinamento funcional e técnica de corrida também são importantes.
    De qualquer forma, na primeira maratona, concluir já é uma vitória. Gostei da sua postura, continuar nos treinos e não desistir. Postura de atleta. Vc terá outras maratonas pra melhorar seu tempo e saborear a vitória. Essa só foi a primeira ...

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Martin! Pra mim o mantra "fora da musculação não há salvação" é de lei. Sou totalmente adepto, tanto que já estou com treino novo - com muitos funcionais. Na próxima matéria vou esmiuçar o treino que fiz parte a parte para mostrar a todos a técnica utilizada. Mas estou muito convencido de que a gripe foi tão forte que atuou na minha musculatura. Eu corri empolgado, mas fisicamente baleado. Quer saber? Com relação a gripe ainda não estou 100%... O negócio foi forte - chego a pensar que tive princípio de pneumonia. Mas os desafios vão aparecendo e nós vamos vencendo. Abraço amigo!

      Excluir
  4. Não se lamente meu amigo. O importante é que você concluiu. O seu maior adversário está dentro de nós mesmos. Continue seus treinos que no final tudo vai dar certo.
    Gostaria de pedir ao amigo se possível, uma planilha ou um plano de treinamentos para a realização de uma maratona. Tenho 49 anos, já corro a uns 10 anos e já fiz duas meias maratonas. Nunca tive acompanhamento de ninguém em meus treinos, simplesmente comecei a correr pela necessidade de fazer uma atividade física que me desse prazer e que não dependesse de nada e de ninguém. Comecei a treinar 3 x por semana, fazendo sempre 16 km por dia de treino. No último domingo fiz um treino de 24 km e agora acho que preciso de uma orientação, pois estou sentindo necessidade de aprimoramento. Se você puder ajudar...
    Meu e-mail é jaoliver@uol.com.br
    Abraços e bom treino!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jose, em primeiro lugar muito obrigado pela visita e parabéns por ter a iniciativa de cuidar da saúde! Deixa eu te perguntar uma coisa: você já fuçou outra matérias no blog? Se não, indico dar uma navegada por ele. Há algumas matérias que irão te interessar. Em uma delas eu trato da necessidade da variação dos treinos - desde regenerativos, intervalados, longões, treinos de ritmo, subida, etc. Quando você treina sempre a mesma distância do mesmo jeito você fica com a evolução estagnada. Nosso corpo necessita de novos estímulos sempre. Vamos trocar uns e-mails sim, vou te ajudar como puder. A única coisa que não consigo montar para você são planilhas. Requer um estudo aprofundado do atleta... mas há inúmeras matérias aqui, que foram resultado de entrevistas com o professor Augusto da Corre Brasil. Ele explica como é feito cada treino. Você não tem uma assessoria esportiva na sua cidade? Nelas você encontra profissionais que podem te orientar! Vamos nos falando. Não perca a próxima matéria do blog. Nele vou esmiuçar como montei minha planilha para a maratona nos mínimos detalhes. Abraço e volte sempre!

      Excluir
  5. Caro amigo corredor, depois de ter corrido 5 maratonas posso te dizer com propriedade, terminar uma maratona já é uma vitória, as frustrações fazem parte de todos eventos de nossa vida, relaxa, curta seus treinos e vá adiante, força e esqueça a de POA, outras virão. Parabéns por ter terminado a prova e principalmente pelo post. Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo, Fabio! Obrigado pela força. Pode deixar que vou seguir as palavras do amigo a risca. A Maratona realmente é uma metáfora da vida... Um abraço e apareça sempre!

      Excluir